quinta-feira, 31 de julho de 2008

PRATICAR ESPORTES AJUDA NA EMPREGABILIDADE

O título acima foi utilizado em artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo”, edição de 27 de Julho de 2008, no Caderno de Empregos, página Ce 2.

O artigo ressalta a valorização dos candidatos que praticam esportes nos processos seletivos à uma vaga de emprego.

Realmente, a prática de esporte não é somente uma complementação de lazer, que traz benefícios à saúde e a qualidade de vida.

O que percebemos é que na prática de qualquer atividade esportiva, de forma amadora ou profissional, estamos desenvolvendo múltiplas atividades com o fito de atingir determinado objetivo (formar e manter uma equipe, ganhar um campeonato, etc).

Uma das habilidades que a prática de esportes ajuda a desenvolver é o espírito de equipe. Esta é uma das habilidades muito requisitada na vida profissional, pois ajuda a minimizar os conflitos entre os funcionários da empresa levando-os a atingir seus objetivos com maior precisão.

Outra habilidade que aprendemos, ou desenvolvemos, com a prática de esportes é o planejamento estratégico. Todo e qualquer evento que realizamos - um treino, um torneio, uma ação social – requer um planejamento para que os objetivos propostos sejam alcançados. É sabido que sem um mínimo de planejamento não conseguimos alcançar objetivo nenhum.

Temos também o exercício da liderança, habilidade muito desejada por todos e requisitada na vida profissional. Neste ponto, na pratica esportiva é que temos as maiores oportunidades para praticar e desenvolver esta habilidade. Podemos enxergar vários líderes durante uma partida de beisebol. O capitão, como líder formal, o arremessador e o rebatedor – ambos líderes em lado opostos, pois de seus erros ou acertos, poderá comprometer o resultado da partida -, enfim todos tem a oportunidade de exercer alguma forma de liderança na equipe.

Enfim, da experiência vivida como membro do Departamento de Beisebol e Softbol do Anhanguera Nikkei Clube, a preparação dos nossos jovens para um futuro profissional brilhante é a nossa motivação, e a reportagem citada corrobora que esse é o nosso caminho.

Nenhum comentário: