segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO - GUSTAVO CERBASI

Eu sempre gostei de viajar. Minhas metas de curto prazo incluem viagens bacanas de final de semana. Minhas metas de média prazo incluem conhecer algum lugar muito bacana que ainda não conheci. E minhas metas de longo prazo são, basicamente, garantir as condições para que eu continue estabelecendo metas de curto e médio prazos até o fim de minha vida, mesmo que eu viva mais de 120 anos. Quem sabe? E você, busca seus sonhos pessoais da mesma forma?

Contar com objetivos claramente definidos não será suficiente para motivá-lo a se dedicar aos investimentos, se os objetivos não estiverem presentes em sua vida. De nada adiantará passar uma vida de privações, sonhando em peregrinar pelo caminho de Santiago de Compostela quando se aposentar, se antes da aposentadoria você não tiver uma vida a ser revisitada durante sua peregrinação.

Se não cuidar de seu corpo, não terá saúde para andar os 800 quilômetros do caminho. Se não viajar, só saberá lá na frente que não pode ir à Espanha, por sofrer de medo de viajar de avião. Se não se socializar e cultivar suas amizades, não terá assunto a compartilhar com seus colegas de peregrinação, e pouco terá a aprender.

Obviamente, nem todos sonham em peregrinar pelo caminho de Santiago. Mas citei o exemplo para que você reflita sobre sua própria peregrinação para o futuro. O que você está deixando para fazer no futuro, esquecendo que o futuro é a soma dos vários “hoje” que desperdiça? Vai esperar não ter saúde para começar a praticar esportes? Esperar levar um susto para adotar o hábito de se alimentar de maneira mais saudável? Esperar entrar em depressão para então procurar seus velhos amigos? Destruir um casamento para então voltar aos bons hábitos da época do namoro?

Seu futuro começa já. Em outras palavras, planejamento de longo prazo não funciona, se nele não estiverem incluídos vários planos para curto e médio prazos.

4 comentários:

Mauricio Sasao disse...

Ae mermaooo mtoo bom esse post...
e vamo q vamo
abracos

Mauricio Sasao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauricio Sasao disse...

ae mermao parace q a taca brasil vai comeca dias 8 e 9...como q vai fik as rodadas d semi final e final???

Edson Kojima disse...

Marelo,

Bela mensagem filosófica...

Abs,

Kojima